terça-feira, 1 de junho de 2010

Centro Cultural Gabgirey realiza 2ª Feira Cultural Indígena


O Centro Cultural Gabgirey, localizado na Linha 11, (Terra Indígena 07 de Setembro), Aldeia Joaquim, foi palco sábado, 15, da 2ª Feira Cultural Gabgirey do Povo Indígena Suruí.


O Centro Cultural Gabgirey, localizado na Linha 11, (Terra Indígena 07 de Setembro), Aldeia Joaquim, foi palco sábado, 15, da 2ª Feira Cultural Gabgirey do Povo Indígena Suruí. A Feira contou com o artesanato em coco, madeira, semente, utensílios decorativos e utilitários, colares, arco e flecha produzidos pelas várias etnias das localidades.
Além da legítima arte de herança milenar, os índios comercializaram folhas, raízes, plantas medicinais, caças e pescas que dão sustento a sua sobrevivência. O evento reuniu 10 barracas no Centro Cultural Gabgirey e durou todo o dia de sábado.
O assessor indígena da Prefeitura de Cacoal, o sertanista Francisco de Assis da Silva e a Presidente da Fundação Cultural de Cacoal, professora Maria Lindomar dos Santos, juntamente com o Coordenador da Associação Metareilá, Almir Narayamora Surui e Diretor de Comunicação da Metareilá, Chicoepab Suruí, estiveram prestigiando a feira. “É importante para incitar uma reflexão sobre a luta dos povos indígenas, a partir da divulgação da sua arte, associada às ações de preservação, fomento e comercialização”, destacou Maria Lindomar.
O sertanista Francisco de Assis que há mais de 30 anos trabalha com os indígenas destacou que os índios de Rondônia estão organizados e empenhados em resgatar sua tradição e cultura como forma de assegurar autonomia e sustentabilidade de suas aldeias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário